1331 - EDMUR

Filho de Edmur, goleador brasileiro e nome histórico do futebol português e do Vitória Sport Clube, Edmur Filho, ainda que no percurso formativo, também teria a sua passagem pelo emblema da “Cidade Berço”. No entanto, no que diz respeito ao percurso sénior, seria com outra camisola que mais brilharia. Antes ainda, o traquejo ganho ao serviço de outros clubes, como nos conta a temporada de 1978/79, a defender as cores da Associação Recreativa São Martinho, onde chegaria a partilhar o balneário com a antiga estrela da CUF, o avançado Capitão-Mor.
Depois da referida experiência na agremiação sediada no concelho de Santo Tirso, seguir-se-ia na caminhada do médio, ainda na disputa da 3ª divisão nacional, as duas campanhas feitas pelo Moreirense. Já o Atlético de Valdevez de 1981/82, onde haveria de encontrar outro nome histórico do futebol luso, Rui Casaca, representaria para a sua carreira a subida de mais um degrau nos escalões do desporto português. Finalmente a temporada de 1982/83 e a chegada àquele que viria a tornar-se no clube mais importante da carreira de Edmur.
A primeira passagem do médio pelo Desportivo das Aves encetaria uma ligação que, alguns anos depois, empurraria o jogador para um dos momentos de maior monta na sua caminhada competitiva. Pelo meio surgiria ainda o desafio lançado pelo Gil Vicente, mas seria a época de 1984/85 que traria ao percurso do atleta o tal episódio referido no começo deste parágrafo.
Com o listado vertical vermelho e branco, sob o comando do Professor Neca, Edmur, como um dos principais intérpretes do feito, contribuiria para a estreia do clube fundado na Vila das Aves nas pelejas do escalão máximo. Também na aludida campanha primodivisionária, o seu nome manteria a importância no seio do grupo de trabalho. Como um dos titulares indiscutíveis, como provam as 28 presenças no “onze” inicial, seria uma das mais relevantes peças do “xadrez” idealizado pela equipa técnica avense. Infelizmente, mesmo num plantel que contava com nomes como o do guarda-redes Silvino, Vasco, Luís Filipe, José Augusto ou Alain Thiriart, o esforço posto em campo pelo colectivo seria insuficiente para manter a equipa no convívio entre os “grandes”.
A descida ao cabo da temporada de 1985/86, num interregno de um par de anos, levaria Edmur a optar pelo Vizela, para, na época seguinte, rubricar um contrato com o Felgueiras. Esse novo capítulo na caminhada do jogador não mais levaria o centrocampista ao degrau maior da principal competição nacional. Todavia, o mencionado passo não conseguiria afastá-lo, em definitivo, do Desportivo das Aves. Com a campanha de 1988/89 a representar o regresso do atleta ao clube que viria a tornar-se na agremiação mais representativa do seu rumo futebolístico, seria também essa nova ligação que encetaria os últimos passos da senda competitiva do médio, com o fim a chegar no término de 1990/91.
 
PS: Segundo a informação retirada do "site" da Federação Portuguesa de Futebol, Edmur, na temporada de 1992/93, terá sido inscrito pelo Pevidém

Sem comentários: