
Quando tentei fazer a minha procura sobre um atleta de nome Keita que, em 1977/78 teria jogado no Académico de Viseu e na temporada seguinte acabaria a envergar as cores do Beira-Mar, deparei-me com algumas curiosidades. Em abono da verdade o termo usado no final da frase anterior, tendo em atenção a trapalhada de informações, só pode ser considerado um eufemismo. Sem querer alongar-me muito nesta nota introdutória passemos aos factos.
Logo no “zerozero” dei com as fichas de dois jogadores que, apesar de serem considerados pelo “site” como pessoas distintas, expunham semelhanças biográficas e curriculares deveras espantosas. Na primeira ficha, temos o futebolista apresentado como Cheick Keita (1). Já na segunda encontramos o atleta revelado como Fantamady Keita (2). Agora vamos às tais curiosidades. Em ambas as fichas os nomes completos têm algumas semelhanças. Vejamos. No caso assinalado por mim como (1) temos Cheick Fanta Mady (separado) Keïta, enquanto no marcado como (2) temos Fantamady (tudo seguido) Keita. Até aqui, os dados poderiam ser aferidos como coincidências, sendo os dois homens aproximadamente homónimos. No entanto, a seguir passei às datas de nascimento e qual não é o meu espanto – pior ainda, se tivermos em conta a nacionalidade maliana de um e do outro – ao constatar que os dois teriam nascido no mesmo dia! Como não há duas sem três, aparece-nos então um percurso desportivo que, em vários pontos, é espantosamente parecido (como os anos das passagens por um emblema de Bamako) ou coincidente na totalidade (temos para o caso a campanha de1975/76 no AS Angoulême ou algumas das épocas ao serviço do ECAC Chaumont)!
Ao profundar um pouco mais a minha investigação, deparei-me com dois artigos provenientes da mesma fonte (3) (4). Em ambos fala-se de uma antiga glória do futebol maliano que, em 1972, ter-se-á consagrado como o melhor marcador da CAN, ao mesmo tempo que terá ajudado a sua selecção a chegar à final do referido troféu. Nas duas notícias é referido Cheick Fantamady Keïta. Porém, se compararmos o nome com as fichas do “zerozero” facilmente reparamos que o jogador com uma identificação mais parecida com o atleta apresentado no “Maliweb” é aquele que não é internacional, nem tem qualquer referência à participação na CAN de 1972. Por outro lado, a servir para confundir mais as coisas, temos, no “site” maliano, a alusão a uma caminhada competitiva que, ao invés de ser uma das duas apresentadas pelo “zerozero”, é, se assim pode ser dito, uma mistura de ambas as carreiras!
Para baralhar outra vez este raciocínio, temos então mais duas informações. A primeira é dada pelo “RSSSF” (5) e identifica-nos o goleador máximo da CAN de 1972 como Fantamady Salif Keita, ou seja, um nome, na sua totalidade, diferente dos anteriormente apresentados. Por fim, deixo-vos o artigo do “Malijet” (6), no qual fazem menção a um jogador que, na maioria da biografia, coincide com o avançado patenteado pela segunda ficha do “zerozero” (2).
Mesmo ao não conseguir montar este puzzle de uma forma que possa ser vista como fidedigna, ainda assim tentei pôr alguma ordem nesta tremenda balbúrdia. Ora, a minha suposição leva-me a dar, para o internacional do Mali com presença na CAN de 1972, um trajecto mais parecido com o que, sem ter grandes certezas, em seguida vos deixo:
1970/71 a 1971/72 – Real Bamako (Mali)
1972/73 a 1974/75 – Rennes (França)
1975/76 - AS Angoulême (França)
1976/77 – Pontevedra (Espanha)
1977/78 – Académico de Viseu (Portugal)
1978 – Philadelphia Fever (EUA)
1978/79 – Beira-Mar (Portugal)
1979 – Philadelphia Fever (EUA)
1979/80 a 1983/84 – ECAC Chaumont (França)
Faltará descobrir em que período terá passado pelo Moutiers (Antilhas Francesas), se ainda jogou a época de 1984/85 no ECAC Chaumont e se terá representado o AS Plombières de 1985/86 (França).
Para finalizar, não posso deixar de fazer duas referências. Primeiro, ao facto de o Keita do Académico de Viseu ter sido um dos pilares da primeira subida da colectividade beirã ao escalão máximo do futebol português. A segunda, mais uma curiosidade, prende-se com o recorte de jornal encontrado em “A Magia do Futebol”
(7) a assegurar-nos este Keita como primo da antiga estrela leonina
Salif Keita.
1 – https://www.zerozero.pt/jogador/cheick-keita/253831
2 – https://www.zerozero.pt/jogador/fantamady-keita/316282
3 – https://www.maliweb.net/sports/que-sont-ils-devenus-cheick-fantamady-keita-le-goleador-de-yaounde-72-2757655.html
4 – https://www.maliweb.net/people/portrait/cheick-fantamady-keita-legende-vivante-1357942.html
5 – https://www.rsssf.org/tables/72a-scor.html
6 – https://web.archive.org/web/20090629060746/http://www.malijet.com/actualite_sportive_au_mali/palmares_des_joueurs_maliens/footballeur_fantamady_keita.html
7 – https://a-magia-do-futebol.blogspot.com/2013/09/recordar-keita.html